VOCÊ PODE GOSTAR

Hoje 31 de Outubro comemora-se 498 Anos em que Martinho Lutero Deu Inicio a Reforma Protestante.

498 DE REFORMA 

Prof. David J.
 
O dia 31 de Outubro é o aniversário da Reforma da igreja - "O Dia da Reforma". A 31 de Outubro do ano de 1517, em Wittenberg, na Alemanha, o monge e professor universitário, Martinho Lutero afixou na porta da Igreja uma grande lista de 95 proposições, ou teses. E aquele acto e aquelas teses tornaram-se a fonte desse poderoso movimento dentro da Igreja que conhecemos como a "Reforma da Igreja." Fazemos bem em comemorar e celebrar este acontecimento do século 16. Porque ele teve uma tremenda importância para a igreja verdadeira de Jesus Cristo. Foi o ato mais importante de Deus sobre a igreja para o bem desde a morte dos apóstolos até o presente momento.
A data, 31 de Outubro de 1517, apenas marca o que mais tarde revelou-se ser o início da Reforma. Quando Lutero afixou suas 95 teses na porta da igreja, não tinha a intenção de iniciar a Reforma. Ele não tinha qualquer plano de separação da igreja, cuja sede era Roma, e cujo cabeça era o Papa. Seu propósito com as teses e do debate que ele esperava que se seguisse era a correcção de certas práticas e os ensinamentos que produziam essas práticas. Ele queria que a igreja existente se reformasse. Nas 95 teses, o próprio Lutero revelou-se ainda muito contaminado com o mal da igreja, como ela existia na época. Por exemplo, ele ainda considerava o Papa como o legítimo chefe da igreja, e ele estava disposto a permitir a prática das indulgências na igreja, se apenas os graves abusos fossem corrigidos. Ele mesmo teve que crescer na verdade, que, no entanto, ele o fez rapidamente, de tal maneira que em 1520 ele retratou o subsídio a um papa e indulgências. A Reforma, portanto, não era a intenção de Lutero, mas a vontade de Deus. Não foi a realização de Lutero, mas a obra de Deus. O próprio Lutero disse, depois da Reforma brotar e florescer: "como uma mula cega fui levado por Ele."
Nem foi a Reforma da igreja um movimento que foi aperfeiçoado através de Lutero e que terminou com sua morte. Ela continuou e avançou através de outros reformadores do século 16, especialmente João Calvino. Ela prosseguiu com poder, e com a bênção para a Igreja no grande Sínodo de Dort e na Assembléia de Westminster do século 17. Prossegue hoje, mais de 450 anos após seu início. Mas a semente desta planta foi semeada em 31 de Outubro de 1517. Quer Lutero soubesse ou não, as 95 teses continham a verdade que precisa agitar o mundo e radicalmente reformar a igreja de Cristo.

É trágico que as igrejas de hoje, as igrejas protestantes, tenham tão pouco conhecimento da Reforma e tão pouco interesse por ela. É ainda pior que não se preocupem com a verdade que a Reforma proclamou. A realidade mais cruel de todas é o quanto as igrejas têm abandonado essa verdade e, por este fato, se afundem outra vez na mesma condição do mal que exigiu a Reforma.

Share on Google Plus

Sobre Reginaldo Paiva

Fique por dentro de tudo o que acontece no meio cristão. Acesse O Evangelista! O seu portal de notícias, músicas, vídeos, pregações e muito mais.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial